Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Filatelia│1º de Agosto, Dia Nacional do Selo

Olho-de-Boi
O primeiro selo brasileiro foi emitido no dia 1º de agosto de 1843, passando a circular já na mesma data. 

A ideia da criação dos selos postais surgiu através do processo de escolarização da humanidade, onde os indivíduos passaram a se comunicar através de carta. Com isso, os correios tiveram que criar uma tarifa para poder prestar os serviços de postagem e entrega das correspondências. 

Porém, as despesas eram pagas pelos destinatários, quando recebiam as cartas, o que gerou uma forma de driblar a despesa. A pessoa que emitia a carta colocava a mensagem do lado de fora do envelope, para que a outra pessoa não precisasse pagar pelos serviços, alegando que a carta não a interessava, uma vez que já havia tomado ciência de seu conteúdo. 

Com isso, os correios tiveram prejuízos, pois muitas cartas não eram aceitas, ficando as despesas por conta da empresa. 

O primeiro selo postal foi o “Penny Black”, criado na Inglaterra, em 1840. 

D. Pedro II foi quem trouxe a ideia para o Brasil, colocando o país em segundo lugar na criação do selo postal, em 1843, com o modelo “Olho-de-Boi”, que custava 30, 60 e 90 réis. 

Alguns anos mais tarde surgiram outros modelos. Em 1844 foi criado o “Inclinado”; em 1850, o “Olho-de-Cabra”; e no ano 1854, o “Olho-de-Gato”, que mantiveram os mesmos valores do primeiro.

A criação de novos e diferentes modelos fez com que as pessoas tivessem interesse em colecionar os selos postais, os filatelistas. Além dos modelos atuais, os filatelistas buscam os modelos mais raros, que já saíram de circulação, mas que existem como documento histórico do país, uma vez que os selos retratam fatos importantes de uma nação. Além dos fatos, podem apresentar elementos da natureza, como animais e plantas, modalidades esportivas e suas principais conquistas, homenagear pessoas admiráveis para a cultura do país, atletas, políticos, etc. 

Os selos brasileiros já conquistaram premiações internacionais, em razão de suas belezas e criatividade. O Piracema, apresentado em 2006, ganhou uma premiação como sendo o melhor selo internacional. 

Um modelo em braile, linguagem oficial para deficientes visuais, também foi criado por brasileiros, numa demonstração de respeito às diversidades existentes entre os homens. 

Já um modelo bem criativo foi o selo holográfico, em três dimensões. Com a criação do mesmo, em 1989, o Brasil ficou em segundo lugar na elaboração de um dos modelos mais criativos do mundo. 

Atualmente os selos são bem menos usados, pois as pessoas se comunicam através dos meios virtuais. Com isso, a comercialização do produto teve considerável queda, mas seus exemplares podem ser encontrados nas agências dos correios, onde ficam expostos para a população. Vale a pena conferir!

Postar um comentário

0 Comentários