Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

R.I.P│ Dolores O'Riordan

Nesta segunda, 15 de janeiro, Dolores O'Riordan foi encontrada morta em um hotel em Londres.

Dona de uma voz inconfundível, foi por muito tempo a "voz" da banda The Cranberries. Alem de vocalista, acumulou as funções de tecladista e guitarrista secundária.

Entrou para a banda (que havia sido criada em 1989) após realização de um teste ao qual passou com louvor. Já como vocalista principal compôs a música "Linger" que se tornou um grande sucesso, atingindo o top 3 na Irlanda, 8 nos Estados Unidos e 14 no Reino Unido. Segundo Dolores a canção foi inspirada no que foi seu primeiro beijo.

Outra composição da artista que estourou no cenário musical mundial foi Zombie. A música, do segundo álbum do grupo, No Need to Argue (1994), é um hino de guerra e chegou a ganhar o prêmio de melhor composição do EMA, o MTV Europe Music Award.

A canção foi inspirada na morte de duas crianças, Tim Parry, de 12 anos, e Johnathan Ball, de 3. Os dois morreram em 20 de março de 1993 após a explosão de duas bombas colocadas pelo grupo armado IRA (Exército Republicano Irlandês) em lixeiras em uma área comercial da cidade Warrington, na Inglaterra. O ataque terrorista deixou mais de 50 pessoas feridas.

Zombie faz referência à violência que assolou a Irlanda do Norte durante décadas, particularmente as de 70 e 80, pelos combates entre as tropas britânicas e os nacionalistas irlandeses. 

Parte do sucesso da música se deveu também a seu clipe, que alternava imagens da guerra com cenas de O'Riordan e um grupo de crianças pintados de dourado ao redor de um crucifixo. O clipe, que tem quase 700 milhões de visualizações no canal do The Cranberries no YouTube, foi dirigido por Samuel Bayer, que também fez o vídeo Smells Like Teen Spirit , um dos principais sucessos do Nirvana.

Postar um comentário

0 Comentários