Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Dicas│Como estudar Informática para concursos

Um dos fatores que influenciam na hora de fazer uma prova de concurso é a informática. Apesar do alto índice de pessoas conectadas ainda existe um longo caminho para se conseguir um bom resultado,  já que o exame exige que o candidato domine conceitos específicos sobre o tema.

Aproveite esse guia para estudar e ser aprovado no exame. Com as ferramentas certas, você vai ver que a informática para concursos públicos é apenas mais um item a ser conquistado. Confira: 

Como estudar informática para concursos públicos? 

Em média, os concursos públicos cobram 5 questões sobre informática. Contudo, essa disciplina possui algumas peculiaridades que você precisa conhecer. 

Para ir bem em informática, é necessário saber mais do que termos técnicos e ferramentas. Por meio de apostilas específicas para concursos, você adquire uma base teórica que será fundamental para realizar o exame. 

Veja algumas dicas para melhorar seus estudos e obter boas notas: 
  • Assistir videoaulas; 
  • Ler apostilas de informática para concursos;
  • Participar de cursos de informática específicos para esse tipo de prova; 
  • Ampliar suas noções sobre informática com a utilização de programas como Internet Explorer, Microsoft Excel, Microsoft Word e relacionados; 
  • Aliar imagens ao estudo, pois as chances de fixar o conteúdo são maiores. 
Quais assuntos de informática mais caem? 

O site Canal do Ensino realizou uma busca nos principais editais de concursos públicos do país e criou um guia com os assuntos de informática mais solicitados. 

Veja a seguir:
  • Sistemas Operacionais: Windows e Linux – conceitos, procedimentos práticos e características; Aplicativos relacionados a escritórios: LibreOffice e Versões Office – editores de textos, como Word no Office e Writer no LibreOffice, e editores de planilha; 
  • Diferentes tipos de navegadores: Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer; 
  • Utilização de e-mail via correio eletrônico: conhecer suas especificações e saber como estender seu uso a outras aplicações; 
  • Segurança dos dados e Proteção: vírus e conceitos – tópicos fundamentais para conseguir uma boa nota; 
  • Hardware: componentes físicos; 
  • Software: conjunto de programas; 
  • Impressora: principais funcionalidades e atalhos. 
5 dicas de estudo de informática 

1 – Leia com atenção e use imagens 

A melhor forma de estudar informática é por meio de imagens, pois elas facilitam o entendimento e a fixação do conteúdo. Quando o texto estiver presente, leia com bastante cuidado e tente formular um passo a passo. 

O conhecimento adquirido dessa forma servirá para esclarecer as questões na hora da prova. Aliás, esteja muito atento durante o exame, já que a informática em concursos pode ser traiçoeira, ou seja, ter pequenos detalhes que fazem toda a diferença. 

Se não estiver seguro da resposta para uma das perguntas, passe para a próxima e não perca a calma, pois em alguns concursos, uma resposta errada anula uma certa. 

2 – Utilize o tempo com sabedoria 

Se o período de duração do exame for 4 horas, por exemplo, procure utilizar esse tempo da melhor forma possível. 

Não se desespere ao ver candidatos entregando a prova e deixando o local; mantenha o foco nas questões. Caso você acabe antes do tempo, aproveite as horas restantes para fazer uma revisão completa e encontrar possíveis erros. 

3 – Tenha um vasto conhecimento 

A informática para concursos é uma matéria que apresenta diferentes termos e nomenclaturas. Assim, é fundamental expandir seu conhecimento além da teoria e decifrar o que cada palavra significa. 

Atualmente, as provas mesclam vários conhecimentos, logo, você pode encontrar, por exemplo, um conceito jurídico empregado em uma pergunta sobre informática. Por isso, é recomendado estudar conteúdos de todas as áreas. 

4 – Conheça a banca do concurso 

Para se preparar adequadamente, é fundamental conhecer a banca organizadora do concurso. Desse modo, você consegue determinar o padrão de questões que a banca costuma aplicar. Isso te ajuda a direcionar melhor seus estudos e a saber o que esperar do exame.

5 – Aprenda o vocabulário da informática 

Se você não tem muita intimidade com a língua inglesa, é importante notar que a maioria dos conceitos de informática está em inglês. Em grande parte dos casos, as palavras são fáceis de compreender, mas na hora da prova, isso pode passar batido e te fazer errar uma questão fácil. Por isso, é tão importante conhecer e estudar diferentes termos. 

O Canal do Ensino possui um conteúdo que apresenta alguns sites com materiais gratuitos para você estudar informática e se preparar para o concurso. Confira! 

Veja essas e outras dicas no Canal do Ensino

Postar um comentário

0 Comentários