Dicas│5 dicas para recusar uma proposta de emprego de forma cordial

Pensar em como recursar uma proposta de emprego pode parecer uma loucura nos dias de hoje, quando a mídia só fala das altas taxas de desemprego no Brasil. No entanto, essa situação pode acontecer pela falta de identificação com o segmento do negócio, salário ou benefícios abaixo do esperado, perfil profissional desalinhado com o escopo do cargo ou até mesmo por questões de deslocamento até a empresa. 

Diante dessa situação, é muito importante ter cuidado ao recusar a oferta de trabalho. Essa atitude deve ser analisada com calma e, chegando à conclusão de que você deve recusar a oportunidade, a abordagem deve ser feita de forma cordial. Isso porque uma conduta mal direcionada pode impactar a sua carreira de forma negativa, principalmente no futuro. 

Mas você sabe como fazer isso? Quer aprender? Então este artigo do blog Contratanet é perfeito para você! Nele, você vai descobrir algumas dicas para recusar uma proposta de emprego de forma adequada. Confira! 

1. Escolha o melhor momento 

O timing é essencial na hora de recusar uma proposta de emprego de maneira apropriada. Você deve escolher o melhor momento para isso, de forma que a renúncia seja aceita com tranquilidade.

Para isso, evite adiar a informação. Isso significa que você deve informar aos recrutadores no momento em que você toma a decisão de recusar determinada proposta, sem procrastinar a conversa. Quanto mais rápido você der a notícia, melhor é tanto para você quanto para a empresa em questão. 

2. Deixe o motivo claro

Evite rodeios e seja direto em relação ao motivo da recusa. Caso seja o salário ou atribuições do cargo, você pode falar isso de forma clara e sem ofender a empresa ou os recrutadores. Para isso, deixe explícito que essa pode não ser uma boa opção no momento atual, mas que você pode se interessar no futuro.

Porém, fique atento caso o motivo da recusa seja muito pessoal, como dificuldades em se adaptar à forma de organização da empresa ou à personalidade do seu líder direto. Nesse caso, deixar essas motivações explícitas pode não ser a melhor opção, sendo interessante falar de um motivo mais geral, como o seu momento de carreira atual.

3. Seja honesto

Seja honesto durante todo o processo seletivo, inclusive na hora de recusar uma proposta de emprego. Se essa não for a melhor opção para você, explique isso aos seus recrutadores desde o primeiro momento.

Isso também é válido quando o motivo da recusa é uma outra proposta mais interessante. Nesse caso, evite utilizar desculpas, uma vez que a mentira pode ser descoberta facilmente, causando constrangimentos em pessoas que poderiam fazer parte do seu networking.

4. Preze pelo bom relacionamento

Coloque o bom relacionamento com os recrutadores em primeiro lugar e mantenha uma relação honesta e cordial com eles. Afinal, ninguém garante que vocês não irão se encontrar em outro momento da sua carreira.

Portanto, mesmo na hora da recusa, seja cordial e agradável, prezando pela criação de um bom relacionamento com as pessoas envolvidas.

5. Agradeça a oportunidade 

É essencial agradecer a oportunidade oferecida, mesmo quando você recusa a proposta de emprego. Portanto, sempre deixe clara a sua gratidão por poder participar do processo ou ser lembrado na hora de preencher um cargo na empresa. Além de demonstrar boa educação, isso pode abrir portas futuramente na sua carreira.

Recusar uma proposta de emprego é um processo delicado. Porém, com essas dicas, você está pronto para realizá-lo mantendo portas abertas no futuro da sua vida profissional. Além disso, esse pode ser o momento de criar relações significativas com outros profissionais do mercado e, com isso, ampliar o seu networking.

Comentários