Numismática│Japão lançara moedas para celebrar novo imperador e Olimpíadas

O Japão prepara o lançamento de novas moedas para celebrar dois grandes eventos do país: a ascensão ao trono do novo imperador Naruhito e os Jogos Olímpicos de 2020. 

Naruhito ascendeu ao trono no dia 1º de maio, após a abdicação de seu pai, Akihito. O novo imperador inaugura também a era Reiwa (junção das palavras "ordem" e "harmonia"). 

A era Reiwa será representada na nova moeda de 500 ienes, que passará a ser bimetálica e deverá entrar em circulação em 2021. 

Exceto por ser bimetálica (a anterior não era) e por trazer a nova inscrição em referência a era Reiwa, o design da moeda será bastante semelhante ao da atual. 

Veja abaixo:


Novo imperador 

O Japão também vai lançar moedas em ouro e cobre para celebrar o novo imperador. 

Até 22 de outubro, quando ocorrerá a celebração da ascensão ao trono, serão cunhadas 50 mil moedas de 10 mil ienes em ouro e 5 milhões de moedas de 500 ienes em cobre. As imagens das moedas ainda não foram divulgadas, apenas as suas especificações.

A moeda de 10 mil ienes será de 20 gramas de ouro com uma ave fênix simbolizando a família imperial. Do outro lado, ela terá o selo do crisântemo imperial. 

A moeda de 500 ienes terá de um lado o trono do imperador, chamado Takamikura, e que fica no interior do Palácio Imperial durante o ritual de entronização. O outro lado também trará o selo do crisântemo imperial. 

Moedas olímpicas do Japão 

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio só vão ocorrer no ano que vem, mas o Japão já revelou o design de algumas de suas moedas comemorativas. 

O país vai lançar moedas de ouro, prata e outras em metais menos nobres (provavelmente cobre e níquel) para as peças que entrarão em circulação no comércio. 

Ao todo, o país vai lançar 30 modelos diferentes emitidos em quatro etapas até o início dos Jogos Olímpicos. 

Veja os modelos já divulgados:




Post originalmente publicado em Cara ou Coroa

Comentários