Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos e realizações é um movimento para a ação. Tendo um motivo consequentemente terá uma ação. Está conectada com a intensidade, direção e persistência do esforço realizado pelo indivíduo para alcançar determinado objetivo.
Envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. É o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam.
A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ser humano. Sem motivação é muito difícil cumprir algumas tarefas e estabelecer metas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, entre outras coisas na vida que são importantes.
É um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem, de onde sai a motivação, e o que ocorre quando as pessoas não são motivadas. É avaliada em certos tratamentos psicológicos em que é imprescindível medir a disposição real que um indivíduo tem para iniciar um tratamento.
A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de automotivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.
Na área da psicologia, Maslow e McClelland criaram suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a autorrealização, autoestima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização.
Segundo Abraham Maslow, psicólogo americano, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:
- Autorrealização
- Autoestima
- Sociais
- Segurança
- Fisiológicas
Para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores:
Fatores higiênicos: são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los.
Fatores motivacionais: são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da autorrealização gerada através de seus atos.
Automotivação
A automotivação é o ato de motivar a si mesmo, é uma questão pessoal. Quanto a motivar uma equipe ou grupo, é preciso deixar claro que nenhuma pessoa motiva a outra. O que você pode fazer é fornecer instrumentos e condições para que alguém se motive, e essa pessoa passa, então, a agir de forma motivada na busca de metas e objetivos que, para ela, podem se tornar significativos e lucrativos.
A automotivação ocorre de forma mais fácil se você possuir dois componentes básicos: metas profissionais, pessoais e autoestima. As metas devem estar como prioridade em aspirações pelas quais você faria qualquer esforço e pagaria qualquer preço para atingir.
Porque as pessoas ficam desmotivadas?
Diversos fatores podem acarretar a desmotivação de um indivíduo. São fatores sociais, financeiros e emocionais.
A pessoa desmotivada acaba se prejudicando e também os outros, levando para o trabalho problemas pessoais como brigas de família, termino de relacionamento e assim acarretando uma série de problemas não resolvidos e angustias, mas além disso, as pessoas se sentem desmotivadas por causa do seu líder que não lhe dá ouvidos, não escuta suas opiniões e questões pessoais, salário não é compatível com seu cargo, falta de recompensas, elogios e reconhecimento pelo trabalho feito.
Neste caso a pessoa desmotivada decai num abismo e a mesma se arruína, por isso o chefe ou líder deverão ficar atentos a qualquer mudança desse colaborador e questionar o que está havendo, lhe dar feedbacks para avaliar o desempenho desse profissional e o porquê está triste e apático.
O mesmo poderá vir a obter uma depressão ou ansiedade, levando a graves sintomas acarretados por essas doenças. Parece besteira, mas não é. Muitas pessoas têm vergonha de expor sua situação de desconforto para amigos e seus líderes, assim acabam adoecendo lentamente, mas sendo as vezes visível aos olhos de colegas mais próximos.
Uma forma de fugir da desmotivação é não se calando diante do que lhe faz mal, fuja de problemas que não são seus, se motive a ser melhor no que faz e se capacite mais, faça aquilo que lhe der prazer e que ama, procure por inspirações, fale de metas e objetivos com outras pessoas, pense nos benefícios e não nas dificuldades, seja positivo e se comprometa com aquilo que lhe foi dito e solicitado. Isso tudo pode acontecer se o mesmo tiver a consciência de buscar ajuda, reconhecer seus erros e anseios e se reerguer diante do ocorrido. Para ter uma vida mais saudável e conviver num ambiente de trabalho mais tranquilo, procure fazer o que gosta, não deixe o medo te prender.
Colaboração de: Paola Alves Pinto
Amo conhecer pessoas e ajuda-las. Amante da psicologia e como a mesma pode mudar vidas."
Formada em Psicologia (CRP: 5/53273), Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e Pós-graduanda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Contatos: Facebook: paola.alves.750 / Instagram: @psipaolaalves / Tel: 21 967276568
0 Comentários
Deixe seu comentário!