Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Numismática│Moeda de € 2 comemora 500 anos de volta ao mundo de Fernão de Magalhães

Portugal não fabrica mais moedas comuns de € 2 desde 2006 porque há excesso dessas peças em circulação no país. 

As moedas deste valor, no entanto, ainda são cunhadas de tempos em tempos em edições comemorativas. E motivos para comemorar é o que não faltam em Portugal. 

A mais recente efeméride são os 500 anos da circunavegação do globo por Fernão de Magalhães, que faz parte da riquíssima história das navegações ibéricas. Porém, vale lembrar que, embora Fernão seja português, o feito foi em nome do rei da Espanha. 

O famoso explorador se aventurou em uma volta ao mundo em 1519, mas a viagem foi concluída por Juan Sebastián Elcano, já que Magalhães foi morto em uma batalha em 1521 onde hoje estão as Filipinas. 

A moeda, que entrou em circulação no dia 8 de maio do ano passado, retrata em seu anverso a efígie do explorador, com inscrições com seu nome e as palavras "Circum Navegação". 


Portugal lançou em 2019 também a moeda comemorativa 600 Anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo. A descoberta do arquipélago, aliás, foi o que deu início às aventuras de Portugal no Oceano Atlântico. A peça entrou em circulação no dia 6 de junho. 

As moedas foram feitas pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), responsável pela produção das peças em Portugal, e foi autorizada pelo Banco Central Europeu (BCE). 

Quem quiser saber mais sobre a incrível aventura de Fernão de Magalhães, recomendo a leitura deste post no blog "Mar Sem Fim", de Fernão Lara Mesquita, autor do livro "O Brasil Visto do Mar Sem Fim".

Postar um comentário

0 Comentários