Numismática│46 Milhões de cédulas com erro ortográfico são emitidas na Austrália


A Austrália confirmou ter impresso 46 milhões de cédulas de 50 dólares australianos com um erro de ortografia.

O que para a maioria das pessoas pode parecer uma falha absurda, para os numismatas é motivos de comemoração. Afinal, erros dão às peças o que mais apreciamos: exclusividade.

No caso da Austrália, o erro demorou mais de seis meses para ser percebido.

O Banco Central do país disse que as novas cédulas que serão impressas estarão corrigidas, mas que as que saíram com erro vão continuar valendo normalmente.
As notas, colocadas em circulação no final do ano passado, têm a efígie de Edith Cowan, a primeira mulher no parlamento australiano. O erro apareceu na palavra "responsibility" (responsabilidade), que foi grafada como "responsibilty" (com um "i" faltando entre o "l" e o "t").

A dificuldade em encontrar o erro se deu porque ele está impresso em letras miúdas, como um dispositivo de segurança da cédula.

Austrália lança moeda colorida de 2 dólares 

A Royal Australian Mint (a casa da moeda australiana) lançou também uma nova moeda de 2 dólares colorida que circulará normalmente no comércio.

A moeda marca o centenário da repatriação dos soldados e enfermeiras australianas que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

O centro da peça traz o desenho usado em uma insígnia, emitida entre 1914 e 1919, dada aos soldados na volta ao país para os distinguirem como ex-combatentes.
Fonte Cara ou Coroa

Comentários