Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Nomes da Jovem Guarda tem discos em espanhol relançados em CD

Quem viveu os anos da Jovem Guarda, ainda guarda na lembrança as tarde de domingo em frente a Tv. A Jovem Guarda foi o primeiro movimento pop do Brasil, e foi do rock a musicas românticas. Não por acaso, cantores associados a Jovem Guarda gravaram discos em espanhol para o mercado fonográfico latino formado pelos países de língua hispânica.

Roberto Carlos, por exemplo, lançou em em 1965 - no auge do movimento - o primeiro álbum em espanhol, Roberto Carlos canta a la juventud.

Os álbuns, em espanhol, lançados após o fim do movimento - fim dos anos 60 e inicio dos 70- são disputados por colecionadores de discos. Isso se deve ao fato desses títulos serem raros no mercado nacional

Com isso, segundo o Blog do Mauro Ferreira, o selo Discobertas editou pela primeira vez em CD, no Brasil, quatro títulos em espanhol de cantores projetados na era ou no rastro da Jovem Guarda.

São eles:

La ultima canción – Paulo Sérgio canta en español

O disco foi editado originalmente com o selo Discos L.M. e com a capa poluída reproduzida na atual edição em CD.

Paulo Sérgio, estourou logo no primeiro álbum, lançado em 1968 com o sucesso Última canção (Carlos Roberto). No embalo, gravou em 1969 uma versão em espanhol desse álbum de estreia para o mercado fonográfico do México.

Yo, Elizabeth

No disco de Paulo Sérgio, há música de autoria de Elizabeth, cantora carioca que também gravou álbum em espanhol em 1969 no rastro do estouro no Brasil, no ano anterior, do compacto com a gravação original da música Sou louca por você (1968), composta pela própria Elizabeth. 

Neste disco em espanhol de 1969, que tem repertório distinto do álbum brasileiro Eu, Elizabeth (1968) embora o título seja o mesmo, a cantora dá voz ao maior sucesso da cantora e compositora mineira Martinha, Eu daria a minha vida (1967), lançado dois anos antes na voz de Roberto Carlos.

Amigos y amantes


Lançado em 1977 e também lançado em CD no Brasil em 2019 no pacote de reedições em CD do selo Discobertas. A curiosidade é a inclusão do samba O mar serenou (Candeia, 1975), sucesso da cantora Clara Nunes (1942 – 1983), no repertório de Amigos y amantes.

Amor, amor, amor

Completando o lote de reedições de discos em espanhol de astros associados a Jovem Guarda, há álbum do cantor paulista Marcos Roberto (1941 – 2012), Amor, amor, amor, lançado em 1973.

Postar um comentário

0 Comentários