Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Saúde Mental│Ciúmes Patológicos

O ciúme é um estado emocional manifestado como uma sensação de ameaça ou medo de perder algo que possui, como uma relação que considere valiosa. 

O mesmo anda de mãos dadas com as inseguranças em momentos que a pessoa tem um medo de perder a outra ou desconfia de diversas situações. No caso mais leve a pessoa consegue guardar para si ou consegue falar para a outra de forma leve não surgindo um desconforto muito grande. Apesar de ter seu lado negativo também pode ser construtivo, este quando saudável ajuda a fortalecer laços.

Se torna exagerado e obsessivo quando só se pensa em traições, não havendo um motivo real sendo as vezes fantasioso. Tenta saber do passado a qualquer custo, confere celular, todas as redes sociais, se sente insegura, se desvaloriza e faz comparações com ex namorados(as), tenta conhecer todas as pessoas na vida do companheiro (a), com quem está ou saiu e que horas vai voltar.

O obsessivo neste sentido são os pensamentos indesejáveis e repetitivos sobre infidelidade, assim se tornando angustiante e estando num eterno questionamento. 

O Patológico é o extremo disso tudo citado acima, com diversos sentimentos e emoções interligados como raiva, ansiedade, vergonha, culpa, desejo de vingança e baixa autoestima. Os pensamentos obsessivos, fantasiosos e exagerados de ameaça e as vezes sem ter correspondido a realidade sem ter acontecido realmente alguma traição. Não há uma duração definida, a pessoa não percebe ou não acha que é ciumento extremo, muitas vezes dissimula, mente, é agressivo (a), engana e podem chegar a situações muito mais sérias e ter outras patologias. 

A pessoa sofre com esses pensamentos, evita sair com amigos ou não a outra sair, sempre se estressa, perde o controle com facilidade, quer atenção exclusiva, finge compreensão para interrogar o companheiro (a), tortura emocionalmente para ter as respostas que quer, fica imaginando diversas situações e etc. 

Então como controlar este ciúme extremo que se torna doentio? 

- Se for necessário começar a terapia individual ou a terapia de casal; 

- Reconhecer o que é, só assim se pode trabalhar; 

- Identificar quais situações que geram o ciúme; 

- Quais gatilhos ativam a sua insegurança e se possível anotar; 

- Preste atenção nas reações do seu corpo; 

- Conversar sem discutir, conversar sobre o que sente e porque sente, para que ambos consigam entender e desenvolver estratégias saudáveis; 

- É preciso respeitar o momento do outro, pois o controle excessivo não aproxima só distancia; 

- Identifique quais os pensamentos que vem à tona, lembranças ou frases; 

- Se questione se esse sentimento é real ou uma suposição da sua cabeça; 

- Importante se conhecer. Trabalhar a autoestima e autoconfiança. Reconhecer não só os aspectos positivos, mas também negativos. Assim terá confiança em você e mostrando que se ama para poder diminuir a insegurança; 

- Entenda que é normal sentir ciúmes, o que não é normal é que o ciúme se sobreponha ao amor. 

Colaboração de: Paola Alves Pinto
"Amar a psicologia é amar, escutar e ajudar pessoas, ter empatia, olhar atento e humano. Ser psicóloga é enxergar o outro lado sem julgamentos e preconceitos, assim estabelecendo confiança e respeito. É fazer sentido para outras vidas."   

Formada em Psicologia (CRP: 5/53273), Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e Pós-graduanda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Contatos: Facebook: paola.alves.750 /  Instagram: @psipaolaalves /  Tel: 21 967276568

Postar um comentário

0 Comentários