Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

China estaria planejando a eliminação total de seu dinheiro físico

Os chineses foram os primeiros no mundo a inventar o papel-moeda no século VII. 

Agora, mais de 1.400 anos depois, a China está novamente à beira de criar uma nova forma de moeda governamental que, segundo alguns, pode representar uma séria ameaça econômica para os Estados Unidos e o Ocidente.

"Na verdade, eles não são criptomoedas, não são as chamadas moedas estáveis, na verdade, eles são a moeda física nacional de um país apenas representado em formato digital", disse Erik Bethel, ex-diretor executivo dos EUA no Banco Mundial .

Bethel diz que enquanto o mundo se fixa em criptomoedas privadas como Bitcoin, Pequim está ocupada construindo uma versão digital de sua própria moeda, o Yuan, também conhecido como Renminbi, para controlar seus cidadãos e, eventualmente, ameaçar o domínio do dólar americano.

"Eles criaram praticamente todos os blocos de construção que permitirão que a moeda digital do banco central floresça", disse Bethel ao CBN News. 

Yaya Fanusie, ex-analista econômico e contraterrorismo da CIA, diz que o objetivo da China é substituir o dinheiro por uma moeda digital controlada pelo banco central do governo comunista.

"A China disse por um tempo que espera ser praticamente uma sociedade sem dinheiro no futuro, então a ideia é que as notas e moedas não existirão mais e as pessoas usarão a moeda digital que estará em suas carteiras, "disse Yaya Fanusie, um membro sênior do Centro para uma Nova Segurança Americana.

Essa moeda digital também será emitida pelo banco do governo, permitindo o que o congressista Michael McCaul, o principal republicano do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, diz ser um acesso sem precedentes às transações financeiras das pessoas.  

"Isso lhes dará dados sobre o comportamento e como as pessoas gastam", disse o deputado McCaul (R-TX) à CBN News.

E dá a Pequim o poder de rastrear esses gastos em tempo real. 

"Haverá um ponto em que o Banco do Povo da China, o banco central de seu país, será capaz de olhar, espiar dentro de cada transação , o que todo mundo faz, 24 horas por dia, 7 dias por semana", alertou Betel. 

Isso significa que se você é um ativista dos direitos humanos ou cristão, as autoridades podem usar essa nova tecnologia para puni-lo se você se envolver em atividades que considerem anti-governamentais. 

“Essa capacidade tecnológica é algo que o governo nunca teve antes. Sempre tinha que ir às empresas e dizer 'ok, corta essa pessoa'”, explicou Fanusie à CBN News. "Agora, o governo chinês, eu acho, com uma espécie de toque de botão proverbial, pode fazer as pessoas entrarem na fila cortando seu acesso ao dinheiro."

Eventualmente, as empresas americanas e estrangeiras que fazem negócios na China serão obrigadas a usar o novo sistema de pagamento em moeda digital do governo.

"Portanto, há questões competitivas, eu diria que há questões de cibersegurança, questões de privacidade, você está entregando seus dados ao Partido Comunista Chinês ao participar deste sistema de moeda digital", disse Fanusie. 

O dólar americano é a moeda de reserva dominante no mundo. O Renminbi da China é o número 8.  

A ambição de Pequim é, eventualmente, suplantar o domínio global do dólar com o Yuan digital. 

“A grande preocupação é internacional, especialmente para os EUA, é que no longo prazo esse é um passo importante, é o que eu chamaria de 'Fintech', um Desenvolvimento de Tecnologia Financeira, e a questão é que a China está pensando há décadas antecipadamente, não é pensar nos próximos dois ou três anos per se ", disse Fanusie.

Este mês, o governo comunista anunciou que distribuirá mais de US $ 6 milhões em sua moeda digital aos cidadãos como parte de uma série de testes em todo o país.

O primeiro teste começa em Pequim, permitindo que os residentes de lá usem dois aplicativos de bancos do governo para fazer pagamentos digitais. 

A China então planeja fazer seu grande respingo de moeda digital nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022.

Agora que o maior regime autoritário do mundo lançou essa moeda digital soberana inédita, alguns nos Estados Unidos, como o congressista Mike Waltz (R-FL), temem que Pequim use essa forma de pagamento para também evitar sanções econômicas.  

"O governo chinês convencerá países como Burma, Irã, Coréia do Norte e outros a fazer negócios nessa moeda digital chinesa. Também permitirá que a China e esses países trabalhem em torno de uma de nossas ferramentas mais poderosas, que são as sanções", disse Waltz. disse CBN News recentemente. 

Com base na história, Waltz acredita que a China está muito feliz em compartilhar a tecnologia com outros regimes desonestos que buscam melhorar suas próprias capacidades de vigilância sobre seus cidadãos.

"Para que aqueles outros países na África, no Oriente Médio e em outros lugares, possam dominar seu povo de acordo com a versão chinesa do governo, mas então esses dados voltam a Pequim para que eles literalmente, por meio de reconhecimento facial e de voz, sejam capaz de monitorar o globo ", disse Waltz.

Com informações de CBN News

Postar um comentário

0 Comentários