Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Entenda o Banco Mundial

O Banco Mundial, também conhecido como Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), é uma agência que faz parte da ONU e é formada por 187 países membros. Fundado em 1944, com sede em Washington, D.C., ele emprega mais de 10.000 pessoas em mais de 120 escritórios em todo o mundo. 

O principal objetivo do Banco Mundial é reduzir a pobreza e a desigualdade, e sua função é fornecer crédito para financiar projetos voltados ao desenvolvimento. Por exemplo, financia programas de educação e fome e projetos de infraestrutura, como saneamento básico ou energia.

A instituição é agora a maior fonte global de ajuda, emitindo mais de US $ 60 bilhões anualmente em empréstimos e doações para 187 países membros. 

Parceiro do Brasil há mais de 60 anos 

O Banco Mundial é parceiro do Brasil há mais de 60 anos e já apoiou o governo federal, estados e municípios em mais de 430 financiamentos, doações e garantias, totalizando quase US $ 50 bilhões nesses anos. 

Anualmente, são gerados em média US $ 3 bilhões em novos financiamentos em áreas como administração pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano, educação, saúde e meio ambiente.

O Banco Mundial atua de forma independente 

Embora faça parte dos órgãos da ONU, o Banco Mundial opera de forma independente. A liberação de recursos, formas de atuação e planos é decidida pelo corpo profissional da instituição.

Os países membros são acionistas do Banco Mundial. Cada um deles deve depositar dinheiro na instituição e formar o capital para dar crédito aos projetos.

Como os países participam das decisões 

Cada país está representado na chamada Assembleia de Governadores, que é o órgão responsável pela formulação da política do Banco Mundial. Os governadores são geralmente ministros das finanças ou do desenvolvimento nos estados membros. 

Eles se reúnem uma vez por ano nas reuniões dos conselhos do Grupo Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Esses governadores delegam tarefas específicas a uma equipe de 25 CEOs que compõem o conselho do Banco Mundial. É este conselho que vai implementar os planos que a diretoria estabeleceu e que executará as ações. 

Fonte: Uol

Postar um comentário

0 Comentários