Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Listas│5 acidentes nucleares devastadores

A história da energia nuclear registra vários incidentes, desde pequenas falhas até verdadeiras tragédias. O International Nuclear Event Scale (INES) acredita que os piores foram Chernobyl (URSS) em 1986, Fukushima (Japão) em 2011 e  da central Three Mile Island  (EUA) em 1979. Outras ocasiões registradas em Kyshtym (URSS) e Windscale (Reino Unido) também tiveram consequências graves.

Chernobyl


Em 26 de abril de 1986, durante um teste de segurança, o reator 4 causou o superaquecimento do núcleo, resultando na explosão do hidrogênio armazenado em seu interior.

Mais de 200 toneladas de material radioativo, entre 100 a 500 bombas atômicas de Hiroshima, foram lançadas na atmosfera, matando 31 pessoas e forçando 135.000 residentes a evacuar. Com o tempo, a radiação mataria mais de 100.000 pessoas.

Fukushima


Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 atingiu a costa nordeste do Japão, causando o pior acidente nuclear da história após o acidente de Chernobyl.

O terremoto causou um tsunami de 14 metros de altura que inundou a usina e causou a falha do sistema de resfriamento nuclear. O resultado foi um incêndio e uma explosão que matou 16.000 pessoas, deixou mais de 3.000 desaparecidos e feriu 6.000.

Three Mile Island


O acidente começou às 4 da manhã, horário local, de 28 de março de 1979, quando um circuito da usina quebrou e o controle de trabalhadores humanos falhou,  vazando água radioativa do tubo de resfriamento do reator.

Felizmente, apesar da gravidade do acidente, ninguém morreu, mas no momento do acidente, 25.000 pessoas viviam em um raio de cinco milhas.

Kishtim


Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, a União Soviética construiu dezenas de instalações secretas para fortalecer suas armas nucleares, muitas das quais estavam mal construídas. Primeiro, a usina de processamento de combustível nuclear Mayak perto de Kyshtym, na cidade russa de Ozersk, tornou-se o local de uma catástrofe em 1957. Depois disso, o sistema de resfriamento do tanque de armazenamento quebrou e o material radioativo nele contido superaqueceu e explodiu.

O relatório do evento foi desarquivado em 1990. Estima-se que 200 pessoas morrerão de câncer por exposição à radiação e outras milhares podem ter sofrido de doenças relacionadas a acidentes.

Windscale


Projetado para produzir plutônio e outros materiais para um crescente programa de armas nucleares, o primeiro reator nuclear da Grã-Bretanha, conhecido como Windscale, foi construído no noroeste da Inglaterra no final dos anos 1940. Os trabalhadores que realizavam a manutenção regular das instalações notaram um aumento na temperatura. Como resultado da inspeção, verificou-se que o núcleo de grafite preenchido com urânio no reator inflamava.

Assim, nuvens radioativas se espalharam para a Inglaterra e Europa. Os cientistas estimam que, a longo prazo, a precipitação do fogo atômico de Windscale poderia ter causado até 240 casos de cânceres.

Fonte: La Nación e History.com

Postar um comentário

0 Comentários