Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Saúde Mental│ Necessidade de Aprovação

Todo ser humano busca nas relações, sejam sociais, profissionais ou amorosas, a aprovação dos outros. O problema se dá quando essa necessidade de aprovação é constante. 

A primeira coisa que acontece quando evitamos constantemente a desaprovação é a perda da autoestima. Sentir-se aceito, amado e reconhecido são sentimentos comuns a todos nós.

Porém, está busca incessante acaba trazendo grande sofrimento emocional e físico, perdemos nossa autenticidade, acabamos por desagradar a nós mesmos e tendo dificuldade em dizer não. 

Está necessidade de ser aceito e amado por todos traz consigo a preocupação com que os outros podem pensar ao seu respeito e uma rotulação que seria atribuir para si mesmo traços negativos.

E medo é uma das emoções mais presentes em pessoas com essa necessidade de se sentir aprovada como: Medo de rejeição, de ser criticada, de se expressar (opinião), de não agradar, de não se sentir aceita(o) e de contrariar outras pessoas. 

Vale a pena este desgaste? 

As consequências são duras. A pessoa deixa de arriscar, de seguir seus instintos, de tentar algo novo, tudo isso motivada pelo medo do desapontamento e pelo julgamento que possa receber. E quem busca constantemente a aprovação dos outros nem percebe que, na realidade, está fechando muitas portas, oportunidades e decaindo para a ansiedade, o estresse e a frustração.

Importante saber que sempre terão críticas, porque é impossível agradar a todo mundo. 

Sugestões de como lidar:  

  • A autoconfiança é uma grande aliada. Por isso, dedique tempo a reconhecer suas potencialidades. 
  • Evite levar as críticas sempre para o lado pessoal. 
  • Comece a entender que todas as pessoas são diferentes, e que isso não significa ser melhor nem pior que ninguém. Não se compare! 
  • Saiba escutar as opiniões das outras pessoas, respeitá-las, mas não aja somente para se proteger da dor de uma desaprovação. 


Colaboração de: Paola Alves Pinto
"Amar a psicologia é amar, escutar e ajudar pessoas, ter empatia, olhar atento e humano. Ser psicóloga é enxergar o outro lado sem julgamentos e preconceitos, assim estabelecendo confiança e respeito. É fazer sentido para outras vidas."   

Formada em Psicologia (CRP: 5/53273), Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e Pós-graduanda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Contatos: Facebook: paola.alves.750 /  Instagram: @psipaolaalves /  Tel: 21 967276568

Postar um comentário

0 Comentários