Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Saúde Mental │Setembro Amarelo


Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio e dia 10 foi  o dia mundial dessa prevenção, mas lembrando que não devemos falar só em setembro e sim o ano todo. A campanha visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio e evitar o seu acontecimento. 

São diversos os fatores que podem levar alguém a cogitar o suicídio, cada motivo é muito particular, seja de ordem emocional, social ou médica que na sua maior incidência é a depressão. A pessoa se enxerga em uma situação muito complicada, com muita dor e sofrimento, na qual não consegue achar uma saída, isolada e sem opções a  ideação suicida se instala e pra essa pessoa o suicídio se torna o único jeito de se livrar da dor. 

Infelizmente há pessoas que vão dizer que essa pessoa foi fraca, que é frescura, drama, que não lutou e desistiu de viver. O problema é que interpretamos de maneira equivocada, falamos mais de nós do que escutamos o outro, julgamos seu sofrimento e as vezes fica tarde demais para perceber. 

Muitos dizem:" Como pode alguém ter tanto dinheiro e não ser feliz"? ou "Não tem motivos para isso". Mas só essa pessoa sabe o que estava sentindo, gritando em silêncio por dentro pedindo ajuda, não ter ninguém para dar apoio, mostrar o quanto ela é importante, querer falar mas ter medo e vergonha do julgamento. E como falar se ninguém está disposto a realmente ouvir e entender? E por fim magoada e confusa mata a dor, mas a dor vai junto com ela.

A vida é um sopro mas o desespero e a desesperança não devem ser maiores que a vontade de viver, existe uma saída e a prevenção é o alerta para percebermos os sinais e estarmos mais perto das pessoas que amamos, até porque precisamos sim um dos outros.

O tempo pode ser o vilão mas é o melhor aliado, por isso escolha viver e viver cada dia como se fosse único, porque você está vivo e essa é a melhor dádiva da vida e mesmo que não perceba ou acredite, você é importante no mundo e sua vida vale muito. 

Não desista de você, peça ajuda, você não está sozinho e falar é sempre a melhor solução.

Quais os sinais de alerta? 

Se a pessoa fala: 

- Que se sente um fardo, que se sente sufocada/presa, que está passando por uma dor insuportável, que não há razão para viver e que fala em que não deve estar mais neste mundo. 

Pessoas que estão considerando o suicídio apresentaram estados de humor depressivo, perda de interesse, raiva, irritabilidade e humilhação. 

Fiquem em alerta para ações como: 

- Aumento de álcool e outras drogas, procura formas de tirar a vida como buscas online de dicas de materiais e instruções, ações imprudentes, abandono de atividades, isolamento da família e amigos, dormir muito ou pouco, doar bens valiosos, visitar e ligar pra se despedir. 

Muitos julgam sem conhecer a história e a dor do outro, por isso, se for pra ajudar. Você pode: 

- Estimular contato com os familiares e amigos que lhe assegurem conforto e confiança, pode ser por telefonemas ou vídeos; 

- Tire de cômodos objetos que representem perigo; 

- Seja acolhedor, empático, não julgue e escute atentamente; 

- Ofereça sua companhia, busca de um profissional e redes de apoio; 

- Se ver que este conhecido está em perigo não o deixe sozinho; 

- Importante encorajar a falar sobre seus sentimentos;

- Entender seu sofrimento, pois não é frescura, não é drama e não é chamar atenção;

- Fazer com que a pessoa se sinta compreendida;

- Perceber os sinais que ela dá e que muitas vezes passa despercebido.

Há meios de comunicação que podem ajudar e estão aí pra isso, como por exemplo: 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue para 188. 

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

Samu- ligue 192. 

Corpo de Bombeiros- ligue 193

Colaboração de: Paola Alves Pinto

"Amar a psicologia é amar, escutar e ajudar pessoas, ter empatia, olhar atento e humano. Ser psicóloga é enxergar o outro lado sem julgamentos e preconceitos, assim estabelecendo confiança e respeito. É fazer sentido para outras vidas."   

Formada em Psicologia (CRP: 5/53273), Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e Pós-graduanda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Contatos: Facebook: paola.alves.750 /  Instagram: @psipaolaalves /  Tel: 21 967276568

Postar um comentário

0 Comentários