Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Listas│Listamos 32 filmes representando os países da Copa do Mundo 2018

Falta pouco para o início da Copa do Mundo na Russia. Com isso resolvemos  selecionar 32 filmes representando cada um dos países que estarão na maior competição de futebol do mundo.

A seleção não considerou melhor ou pior e foi feita de forma aleatória. Em julho, no final da copa, saberemos o filme campeão.

Então vamos lá conhece-los?

GRUPO A

ARÁBIA SAUDITA
Sonho de Wadjda - Exibido e premiado em festivais como Veneza, Roterdã e Abu Dhabi no ano passado, o filme é o primeiro gravado inteiramente dentro da Arábia Saudita. E, o que é mais marcante, dirigido por uma mulher, Haifaa al Mansour, num país onde elas sofrem diversas restrições, não podendo nem mesmo conduzir automóveis. Pior ainda, a Arábia Saudita abriu suas salas de cinema pela primeira vez, depois de 35 anos, agora no começo do ano.

Seu roteiro, igualmente escrito por Haifaa, traça um painel agudo de uma sociedade que oprime as mulheres em seu cotidiano de forma assustadoramente onipresente e, o que é pior, com a participação das próprias mulheres. A protagonista é a garota Wadjda (a estreante Waad Mohammed), de 12 anos, cujo comportamento chama a atenção na escola onde estuda, por coisas banais, como o fato de ela usar tênis, em vez de sapatos pretos, e eventualmente falar mais alto do que a diretora Hussa (Ahd) acha aceitável para uma mocinha.

EGITO
The Blue Elephant: Após 5 anos, o psiquiatra Dr. Yehia (Karim Abdel Aziz) retorna ao seu trabalho no Hospital El-Abbaseya para encontrar seu amigo de colégio Sherif (Khaled El Sawy) que acaba de chegar para avaliação mental e psicológica ao ser acusado de assassinato. Tentando ajudá-lo, Yehia desvenda mistérios que nunca chegou a imaginar.

RÚSSIA
Leviatã: A produção de 2014 já se tornou um clássico por revelar a Rússia como ela é, nos grandes centros e em seus rincões. Nesse sentido, a ficção Andrêi Zviâguintsev, apesar de se passar em cenário bem diverso do documentário de Herzog, dialoga muito com esse – a ponto de percebermos que, mesmo a milhares de quilômetros de distância, só pode se tratar de uma mesma cultura.

URUGUAI
Maracanã: Como assunto é copa então nada mais justo que este documentário, com imagens inéditas e restauradas, que relembra aquele fatídico episódio que nós brasileiros nunca esqueceremos: a vitória da seleção uruguaia sobre a brasileira, no final da Copa de 1950.

GRUPO B

ESPANHA
Morte ao VivoUma estudante de comunicação decide fazer uma tese sobre filmes “snuff”, nos quais são exibidas imagens de pessoas sendo mortas na vida real. Em uma fita descobre a morte violenta de uma estudante da faculdade e busca investigar os assassinos.

IRÃ
A Maça: Mulher cega e seu marido mantêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. As meninas são soltas, após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova.

MARROCOS
As Ruas de Casablanca: Quatro garotos de rua, todos com 12 anos, precisam sobreviver e, para isso, realizam pequenos furtos. Até que um deles morre e os outros se mobilizam para conseguir o dinheiro para o funeral.

PORTUGAL
Jacinta: O mistério das Aparições de Fátima visto de uma forma inovadora pelo olhar de uma das crianças, Jacinta, a mais carismática delas todas. O fenômeno das Aparições em 1917, não nos é dado por uma visão teológica, nem se reporta à mensagem e profecias de Fátima, mas releva-se pelo impacto que esse mesmo mistério teve nos 3 pastorinhos, e, em particular, em Jacinta.

GRUPO C

AUSTRÁLIA
Mad Max: A “pós-apocalíptica” trilogia Mad Max já faz parte dos clássicos de ação futuristas. O primeiro filme foi feito com baixo orçamento, mas fez tanto sucesso que chamou a atenção de Hollywood, e transformou Mel Gibson num dos atores mais bem-sucedidos da década de 1990.

Num mundo pós-apocalíptico, Mel Gibson é um policial que tem a família assassinada por um bando de motoqueiros. Sem nada a perder e enlouquecido, ele sai pelo deserto em busca de vingança.

DINAMARCA
Brothers: Michael (Ulrich Thomsen) é um militar dinamarquês exemplar, casado com Sarah (Connie Nielsen) e pai de duas filhas. Ele é enviado com sua tropa para uma missão da ONU no Afeganistão. Seu irmão Jannik (Nikolaj Lie Kaas), ao contrário, é a ovelha negra da família, recém-saído da prisão e com um histórico de irresponsabilidades. Logo ao chegar na zona de conflito o helicóptero de Michael é abatido e ele é dado como morto. Jannik, surpreendentemente, passa então a confortar a família do irmão, o que faz com que sua relação com Sarah ganhe um novo sentido. Mas Michael não morreu e quando ele retorna as coisas estão diferentes.

FRANÇA
Elle: Queridinho da crítica indicado à Palma de Ouro, “Elle” conta a história de uma mulher incomum, interpretada por Isabelle Huppert, que sofrer um estupro em sua própria casa. Depois de se recompor, ela decide encarar a situação de forma prática e sai, pessoalmente, à procura do seu agressor.

PERU
Tinta Vermelha: Após formar-se em jornalismo, Alfonso Fernández (Giovanni Ciccia) vai trabalhar no jornal sensacionalista El Clamor, onde é selecionado para a editoria de polícia. Alfonso tem como grande sonho se tornar um escritor e acredita que o trabalho no jornal servirá apenas para engrossar seu currículo. Mas ao chegar na editoria de polícia ele conhece Saul Faundez (Gianfranco Brero), um repórter veterano que, com sua moral duvidosa, transita com extrema naturalidade em um universo de cadáveres e sangue. Aos poucos Alfonso é influenciado por Saul, passando a ver sua vida e sua cidade com outros olhos e também a repensar seus objetivos.

GRUPO D

ARGENTINA
O Segredo dos Seus Olhos: Durante muitos anos, Benjamín Espósito (Ricardo Darín) trabalhou no Tribunal Penal argentino, como um oficial de justiça. Após a aposentadoria, com todo o tempo livre, ele pode se dedicar a realizar ao sonho antigo de virar escritor. Para isso, Benjamín relembra de um caso em que trabalhou na década de 70, em que investigou um brutal assassinato. Na época, durante a ditadura militar, apenas por fazer seu trabalho, o oficial correu risco de morte, já que o país passava por um momento de extrema violência política. Relembrando dos fatos da época para seu livro, Benjamín percebe alguns equívocos que cometeu e como aquele momento teve uma forte influência no caminho que ele seguiu para o resto de sua vida.

CROÁCIA
Buick Riviera: O filme conta a história de dois imigrantes da Bósnia-Herzegovina - Hasan, um bósnio, e Vuko, um sérvio - que se encontram numa estrada desértica dos Estados Unidos. Os dois passam 24 horas juntos, envolvidos num jogo psicológico marcado por acusações mútuas que acabará por alterar as suas vidas, tal como a guerra e a situação do pós-guerra de que ambos tinham fugido.

ISLÂNDIA
Mýrin: Holberg é um homem solitário e retraído que é encontrado assassinado em seu apartamento. O inspetor Erlendur e sua equipe são encarregados do caso e não têm muitas pistas para o inquérito. Até que a fotografia do túmulo de uma garotinha morta há 30 anos lhes dá um rumo. Eles descobrem então que há muitos anos a vítima foi acusada, embora não tenha sido condenada, de crimes horríveis. Será que os fantasmas do passado deste homem voltaram a atormentar? Como Erlendur reabre também este antigo caso quase ignorado, ele passa a seguir um rastro incomum de provas forenses, revelando segredos que são muito maiores que o assassinato de um homem de idade - com pistas na malha genética de um país inteiro.

NIGÉRIA
Oya: A Ascensão dos Orixás: O filme conta a história da deusa da mudança Oya, que deve salvar os outros deuses (Orixás) do esquecimento e destruição através da ligação com sua devota Adesuwa, enquanto um fanático pelos deuses quer acabar com a raça humana.

GRUPO E

BRASIL
O Pagador de Promessas: Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão(Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

COSTA RICA
Caribe: Vicente Vallejo (Jorge Perugorria) é um biólogo estrangeiro que recebeu uma grande herança. Ele escolheu o Caribe da Costa Rica para realizar seu sonho de morar com sua esposa Abigaíl (Cuca Escribano) à beira mar. Seu único cliente, uma multinacional de bananas, decide inesperadamente rescindir seu contrato devido aos altos e baixos do mercado. A sua situação é ainda mais complicada pela chegada inesperada de jovem Irene (Maya Zapata), irmã de sua esposa, e a instalação de uma empresa de petróleo dos EUA na área, que divide a comunidade com a promessa de novos empregos e o medo de danos ambientais.

SÉRVIA
Quem Está Cantando Aí?: Em 5 de Abril de 1941, viajantes partem num ônibus com destino a Belgrado. Nele, além do dono Krstic e seu avoado filho Misko, o motorista, estão: dois ciganos, um veterano da Primeira Guerra, um simpatizante nazista, um elegante cantor, um tuberculoso, e um caçador com um rifle. À eles ainda se juntam um padre e dois jovens recém-casados. O que seria uma simples viagem, transforma-se numa incrível jornada cheia de humor e reviravoltas. No dia seguinte eles chegam à Belgrado; é 6 de abril, dia que Hitler invade a Iugoslávia.

SUIÇA
Badaladas à Meia-Noite: O filme reúne fragmentos e personagens de diversas peças de Shakespeare, entre eles, o “anti-herói” Sir John Falstaff, fio condutor da história.

GRUPO F

ALEMANHA
O Enigma de Kaspar Hauser: Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas este logo acaba se tornando uma atração popular. Baseado em uma história real.

COREIA DO SUL
O LamentoA chegada de um misterioso estranho (Jun Kunimura) em uma aldeia tranquila coincide com uma onda de assassinatos cruéis, causando pânico e desconfiança entre os moradores. Quando a filha do oficial de investigação Jong-Goo (Kwak Do-won) cai sob a mesma magia selvagem, ele chama um xamã (Hwang Jung-min) para ajudar a encontrar o culpado.

MÉXICO
Não Aceitamos Devoluções: Eugenio Debrez escreveu, dirigiu e protagonizou a história de um homem que criou uma filha deixada em sua porta 6 anos atrás e agora vê sua família ameaçada quando a mãe biológica dela reaparece. A pequena Loreto Peralta, como a tal filha, ganhou um prêmio no Young Artist Awards.

SUÉCIA
Um homem chamado OveIndicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de Melhor Maquiagem, o longa é inspirado em livro homônimo do escritor Fredrik Backman. Conta a história de um viúvo mal-humorado que ganha novos vizinhos e uma amizade inesperada que muda sua vida. O longa é um sucesso na Suécia e é o quinto filme mais visto no país. Cercado de flash backs, que remetem ao passado suicida do personagem, a história mostra que as aparências enganam, além do humor dramático que reflete sobre as mudanças da vida.

GRUPO G

BÉLGICA
Rosetta: A jovem e impulsiva Rosetta (Emile Dequenne) vive num trailer, com sua mãe (Anne Yernaux), alcóolatra e agressiva. Sua vontade de mudar de vida é tanta que todos os dias ela luta muito por um emprego. Seu maior problema nem sempre é achá-lo, e sim manter-se nele. Ela sai à procura de trabalho como alguém que está indo para a guerra e, nesta sua luta cotidiana para sair da pobreza e levar uma vida "normal", vale tudo.

INGLATERRA
Trainspotting – Sem LimitesPara escaparem da moderna vida tediosa e do dia-a-dia frustrante de sua cidade, um grupo de jovens resolve se entregar à heroína. As consequências chegam em pouco tempo, e a ruína para eles não será pequena.

PANAMÁ
Salsipuedes: O filme conta a história do jovem Andrés Pimienta, que retorna para sua casa no Panamá pela primeira vez desde a sua infância, quando foi enviado para estudar nos Estados Unidos a fim de ficar longe de más influências, especialmente seu pai, Bobby Pepper. Mas, assim que chega, acaba se envolvendo no desastroso legado criminoso de seu pai, na busca para entender mais sobre os segredos de seu passado e da sua própria vida.

TUNÍSIA
Assim que Abro Meus Olhos: Representante da Tunísia na disputa de uma vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2017, Assim que Abro Meus Olhos foi premiado em festivais como os de Veneza, Cartagena e Dubai, entre vários outros. No filme é concentrada a trajetória de uma inquieta garota as aspirações e os inconformismos de uma geração que logo estaria na linha de frente da Primavera Árabe.

GRUPO H

COLÔMBIA
A terra e a sombra: Alfonso retorna para casa após 17 anos ausente. Quando ele volta, descobre que tudo que conhecia não está mais a mesma coisa, assim como a plantação de açúcar da região. A única coisa que continua intacta é sua antiga casa. Agora, Alfonso tem de encarar que agora ele é um estranho até mesmo para sua família que cansou de esperá-lo

JAPÃO
Chihayafuru: Baseado no mangá do ilustrador e escritor Yuki Suetsugu e apresentado em duas partes, o longa acontece no entorno do jogo Karuta (um jogo de cartas que mistura velocidade e conhecimento poético) e o relacionamento entre Chihaya Ayase, Arata Wataya e Taichi Mashima. Apesar de o jogo ser parte importante do filme, a ideia central é de uma comédia romântica colegial.

POLÔNIA
KanalEm 1944, no final da Segunda Guerra, um grupo de resistência formado por soldados polacos tenta expulsar os alemães de Varsóvia.

SENEGAL
A Negra de…: Ele conta a história de Diouna (Mbissine Thérèse Diop), uma mulher que se muda do Senegal para Antibes, no sul da França, para continuar a trabalhar para um casal francês (Anne Marie Jelinek Robert Fontaine), referidos somente como Monsieur e Madame. Ela acha que vai conhecer a França, mas desde o início se vê presa no apartamento. No Senegal, ela cuidava das crianças, e quando ela chega na França ela descobre que agora deve fazer de tudo no apartamento, sem descanso e pela maior parte do tempo sem salário.

E aí, já assistiu algum desses filmes? Deixe sua opinião nos comentários...

Postar um comentário

0 Comentários