Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Na Minha Infância Tinha│Clube da Criança


Quem foi criança na década de 80, com certeza, passava as tardes assistindo ao Clube da Criança na extinta TV Manchete.

O programa ficou no ar de 1983 e 1998 e marcou o início de carreiras de varias apresentadoras. Uma delas é a que, mais tarde, ficou conhecida como a Rainha dos Baixinhos, a Xuxa.

Em 83 a então modelo Xuxa Meneghel venceu uma disputa de preferencia com outra modelo que ficaria famosa mais tarde, Monique Evans, para a apresentação de um programa infantil nos fins de tarde da programação da Manchete.

O programa foi criado por Mauricio Sherman e pelo palhaço Carequinha, e teve 5 fases:

Na primeira fase, os desenhos animados do programa apareciam espalhados por todo o cenário e Xuxa comandava brincadeiras. Essa fase foi responsável por lançar Patrícia Marx e Luciano Nassyn no cenário musical, os primeiros passos do grupo Trem da Alegria.

Em 84, o cenário foi trocado e Xuxa ganha a participação dos assistentes de palco que eram chamados de Os Escoteiros e as Escoteiras. Entre eles estavam: Heloísa Morgado e Andréa Veiga, que mais tarde, se tornaria a primeira Paquita da Xuxa na Globo. 

Também surgiu o mascote papagaio Paquito, personagem responsável pelo nome de suas ajudantes de palco quando esta passou para o Xou da Xuxa na Rede Globo. Tudo porque sua ajudante de palco no Clube, Andréa Veiga, de 14 anos, passou a ser chamada de "Paquita", a namorada do papagaio. 

Nesse ano, foi gravado um disco para ser a trilha sonora do clube e além de músicas de Xuxa e de Patrícia e Luciano, o disco contava ainda com a participação de artistas como: Carequinha, Pelé, Silvinho, Sérgio Reis, Sérgio Mallandro e outros. 

Em 1985, Patricia e Luciano junto com Juninho Bill lançaram o grupo musical infantil Trem da Alegria. Xuxa gravou o álbum "Xuxa & Seus Amigos" com as participações de Caetano Veloso, Marina Lima, Erasmo Carlos, Zizi Possi, Chico Buarque, Nara Leão, Os Trapalhões, Biquini Cavadão e Ciclone.


O sucesso da atração que embalava as tardes das crianças foi imediato para Xuxa, que gravou o primeiro programa em meio a uma correria devido a compromissos de trabalho. Ganhou a simpatia de todas as crianças do Brasil. Tanto que, em 1986, era disputada por outras emissoras e acabou deixando a Rede Manchete. 

Enquanto esteve á frente do clube, Xuxa protagonizou vários filmes como: "Fuscão Preto" (1983), "Os Trapalhões e o Mágico de Oróz" (1984) e "Os Trapalhões no Reino da Fantasia" (1985), além de também ter feito uma pequena participação em "O Trapalhão na Arca de Noé" (1984).


Em 86, devido a saída de Xuxa o programa chegou a ser cancelado. Retornando em 87 para uma nova fase, dessa vez com Angélica. A loirinha, da mancha na perna, teve no inicio a companhia de Ferrugem  que posteriormente deixou a atração e assim seguiu no Clube sozinha.

O cenário era simples e o elenco era formado por "Clubetes". Entre elas, a atriz Camila Pitanga. A partir de 1989, as assistentes passam a ser as Angelicats: um grupo de meninas mais velhas que a anterior. Giovanna Antonelli, Karine Carvalho, Joana Limaverde e Geovanna Tominaga estrearam na TV sob o título. 

Já em 1992, houve uma troca de abertura e cenários, Angélica passa á chegar no programa e ir embora no final por um túnel com a música "Além das Nuvens". O cenário tinha uma premissa futurista e contava com a famosa logomarca de Angélica (uma Letra "A" com asas e auréola) no chão do cenário. Na abertura, Angélica era transformada em uma personagem de vídeo games, os figurinos da apresentadora também passam a ser mais incrementados e coloridos. 

Nessa fase, o programa foi transferido para as manhãs. Porém, a audiência não foi a esperada, fazendo com que o Clube fosse transferido novamente para as tardes, recuperando seus índices de audiência e vencendo o Troféu Imprensa no fim do ano como o Melhor Programa Infantil junto com o Xou da Xuxa. 

Angélica deixou a Rede Manchete em 1993, quando as gravações foram suspensas para reformulações e a emissora passava por uma grave crise e seria vendida para o grupo IBF. Na época, a apresentadora Angélica, era disputada por várias emissoras e acaba assinando contrato com o SBT. 

Durante o tempo em que Angélica comandou o programa, ela lançou cinco discos, fortemente divulgados no programa, tal como lançou muitos produtos com o público infantil que iam desde uma revista em quadrinhos lançada pela Bloch Editores, bonecas com figurinos e a famosa pinta nevus da apresentadora e linha de cosméticos. Angélica também participou dos filmes da trupe Os Trapalhões. Entre eles estão: Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva (1988), Os Trapalhões na Terra dos Monstros (1989) e Uma Escola Atrapalhada (1990), além de ter feito a dublagem dos filmes Pumuckl II (1989) e Angélica e o Mágico de Oz (1992).

Nessa fase o programa teve como destaque as séries japonesas: Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraya e Lionman.

A terceira fase começa em 1993 com Mylla Christie. Com a transferência de Angélica para o SBT o programa segue com reprises e em maio de maio de 1993, Mylla assume o programa, agora com temática circense. Ela já havia feito o programa ZAP da Record, e também já havia atuado nas novelas Meu Bem, Meu Mal e Deus Nos Acuda na Globo.

Além de brincadeiras com a platéia. Mylla Christie chegou á gravar um disco intitulado Fazendo a Festa.

Em 1994, Mylla aceitou o convite de retornar á Rede Globo, levando ao fim a terceira fase do Clube da Criança.


Quarta Fase (1994-1995) com Pat Beijo. Com a saída de Mylla Christie, a Manchete estava á procura de uma nova apresentadora infantil que fizesse tanto sucesso quanto Xuxa e Angélica. Patricia Kiss ou Pat Beijo , aos 15 anos, foi tirar fotos para Revista Manchete e lá surgiu a oportunidade de fazer um teste de apresentadora de TV, e os produtores do programa infantil viram ali uma promessa, tornando Patrícia a nova apresentadora do Clube da Criança.

Em 4 de julho de 1994, Patrícia "Pat Beijo" entra no lugar de Mylla. Como tentativa de marketing do programa foi lançada a Pat, a Boneca de Verdade, uma bonequinha tipo "Barbie", que vinha com a sua imagem e semelhança, um kit surpresa, faixa, coroa de Miss Brasil e vestido de luxo. A boneca tornou-se um grande sucesso vendendo mais de 23 mil exemplares. 

O programa volta a ter estrondosa audiência com a exibição do anime Cavaleiros do Zodíaco. O Clube da Criança volta ao seu formato original com brincadeiras entre meninos e meninas. 

Nessa fase o programa era exibido de segunda á sexta ás 16:45, nesse ano o figurino das Angelicats da Angélica volta á ser usado nas assistentes dela que tinham o nome de Pat-Girls, tal como a logomarca da fase de Angélica fora usada na ficha da apresentadora nesse ano, Pat lançou um disco para as crianças. 

Ela ficou no comando do programa até o ano de 1995, quando o Clube da Criança por falta de recursos acabou saindo do ar.

Em 1997, uma nova fase surge para o programa. A ideia era lançar a menina Debby Lagranha de apenas cinco anos, como apresentadora e posteriormente como atriz, Debby foi escolhida depois que sua mãe levou a irmã da apresentadora em um programa de caça-talentos, a menina foi convidada para a click models para o comercial da Malory, depois disso fez um teste para o Clube da Criança e passou.

O programa agora retornava inicialmente com 30 minutos de duração, e sem auditório. Nessa fase o programa era exibido ás 18h00 e não exibia desenhos e contava apenas com Debby conversando com fantoches, encenando histórias e recebendo e interagindo com convidados e cantores no clube. A crise em 1998 da emissora acabou levando o programa à extinção. E Debby se transferiu para a Globo onde atuou nos programas e filmes de Renato Aragão, Xuxa e atuando também com Angélica.


Enfim, essa é a história de um dos programas infantis que mais temos saudades. Um programa que embalou as tardes , e manhãs, de todos nós.

Postar um comentário

0 Comentários